Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da hipermetilação do promotor de TERT como biomarcador de biópsia líquida em tumores pediátricos do sistema nervoso central.

Processo: 24/05696-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Patricia Yoshioka Jotta
Beneficiário:Beatriz Tavares Milan
Instituição Sede: Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr Domingos A Boldrini (CIB). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Biópsia líquida   Metilação   Biologia molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | Biópsia líquida | metilação | Promotor de TERT | Tumores Cerebrais | Biologia molecular

Resumo

Os tumores do sistema nervoso central são considerados como o grupo de tumores sólidos mais comum entre os pacientes pediátricos. Desde 2016, a integração da classificação molecular dada pela análise do metiloma tem sido gradualmente implementada uma vez que fornece informações mais precisas ao diagnóstico, garantindo o acompanhamento clínico adequado. O telômero é uma sequência de 7000 a 9000 bases, com sequência 5'-TTAGGG-3' repetida aproximadamente 2500 vezes, localizada na extremidade dos cromossomos, e no ciclo de divisão celular, o telômero diminui de tamanho diante do estresse oxidativo. A manutenção ou extensão do telômero é realizado pela telomerase, que possui como subunidade TERT. A expressão de TERT é controlada pelos níveis de metilação na região promotora, localizada a 5 do início de transcrição. A biópsia líquida é um método menos invasivo que permite a detecção de DNA tumoral em tempo real no plasma ou líquor dos pacientes, ctDNA, e sua presença está relacionada à liberação na corrente sanguínea de fragmentos de DNA de células que sofreram apoptose ou necrose. A investigação de ctDNA junto com o status de metilação poderia fornecer informações relevantes associadas ao comportamento do tumor. O objetivo deste estudo é avaliar o status de metilação do promotor de TERT como um biomarcador em líquor de pacientes pediátricos diagnosticados com tumores de SNC. Esta análise será feita em amostras de líquor, das quais será realizada a extração de ctDNA, seguida de qPCR com primers e sondas utilizadas para amplificar sítio CpG (cg11625005) do gene TERT. O status de metilação de TERT em amostras do tumor será verificado usando os dados de metiloma já realizados no laboratório.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)