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Investigando o problema de roteamento caminhão-drone como um problema de otimização binível e multiobjetivo em um ambiente 6G

Processo: 24/14328-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2028
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Fernando José von Zuben
Beneficiário:Heictor Alves de Oliveira Costa
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)
Vinculado ao auxílio:21/00199-8 - Redes e serviços inteligentes rumo 2030 (SMARTNESS), AP.PCPE
Assunto(s):Inteligência artificial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bilevel optimization | multidrone navigation system | Multi-Objective Optimization | truck-drone routing | 6G assisted technology | Inteligência Artificial

Resumo

Drones colaborando com caminhões para executar tarefas variadas caracterizam o problema de roteamento caminhão-drone (TDRP). No TDRP com vários caminhões, também conhecido como problema de roteamento de veículos com drones (VRPD), há uma frota de caminhões, cada um dos quais transportando um certo número de drones. O TDRP é interpretado aqui como um problema de otimização multiobjetivo e será formulado como um problema de otimização binível, admitindo assim uma estratégia de solução híbrida que recorrerá à programação dinâmica e a um solver determinístico multiobjetivo chamado NISE (Noninferior Set Estimation). As aplicações logísticas se destacam, como distribuição/entrega de encomendas, coleta de informações e vigilância, mas os estudos de caso serão definidos em conjunto com o grupo de multidrones do SMARTNESS e com a equipe da Ericsson. A frota de caminhões e os drones associados devem trabalhar em coordenação em um ambiente cooperativo dotado de tecnologia 6G.

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