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Processo: | 24/16652-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico |
Data de Início da vigência: | 01 de outubro de 2024 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2025 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação |
Pesquisador responsável: | Leila Maria Beltramini |
Beneficiário: | Lucas Xavier Leite |
Instituição Sede: | Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 13/07600-3 - CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos, AP.CEPID |
Assunto(s): | Programação |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Bioma Cerrado | game sobre cerrado | jogo educacional: cerrado | programação |
Resumo As ferramentas oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão cada vez mais incorporadas na construção do conhecimento em todos os aspectos e níveis do processo ensino e aprendizagem. Estas ferramentas permitem, cada vez mais, a produção de conteúdo atualizado para o ensino básico, de forma atrativa e que ainda podem ser constantemente renovados, indo ao encontro do mundo virtual que grande parte dos estudantes incorporaram ao seu dia a dia. A equipe do EIC/CIBFar, vem há alguns anos, usando estas ferramentas para gerar conteúdos diversos de modo a despertar o interesse, a curiosidade e o entendimento dos jovens por diferentes temas das ciências da natureza. Em nossa página: http://eic.ifsc.usp.br estão publicadas as diferentes modalidades de mídias desenvolvidas nos últimos anos, bem como as atualizações que se fazem necessárias neste tipo de atividade, que é "modernizada" cotidianamente. Dando continuidade ao projeto proposto pelo CIBFar, no tocando às suas ações de Educação e Difusão de Ciências, no trabalho a ser desenvolvido pelo bolsista, os seguintes produtos serão desenvolvidos: 1) Manter e atualizar o site ( https://eic.ifsc.usp.br ) criando backups de segurança;3) Manter organizado e em atividade o servidor de acesso;4) Criar um jogo sobre o Cerrado para Linux;5) Criar um jogo sobre o Cerrado para Windows;Essas ações irão gerar versões da mídia sobre o cerrado para dispositivos móveis e/ou responsivos a partir da WEB, como realidade aumentada, realidade virtual. Este jogo, a exemplo de outros desenvolvidos anteriormente serão utilizados em escolas de ensino básico e instituições de ensino superior sendo um importante instrumento de divulgação dos conhecimentos gerados pela Coordenação de Educação e Difusão do Conhecimento em Ciências do CIBFar. | |
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