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A teoria da arte de Goethe e Schiller, segundo Lukács

Processo: 24/07131-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marco Aurélio Werle
Beneficiário:Rodrigo Pereira Moreira da Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classicismo alemão | Filosofia da Arte | Filosofia e estética alemã | Georg Lukács | Goethe e Schiller | Teoria da arte moderna | Filosofia e estética alemã

Resumo

Este projeto busca investigar a interpretação lukácsiana do período de cooperação entre Goethe e Schiller, costumeiramente denominado de "classicismo de Weimar" ou "classicismo alemão". O núcleo desta interpretação é a indicação de uma teoria da arte moderna elaborada pelos alemães durante o período em que estabeleceram contatos. Desta forma, este projeto busca, partindo das observações de Lukács, evidenciar esta teoria da arte. Para isso, o projeto pretende examinar algumas das obras de Goethe e Schiller, bem como as suas correspondências, escritas ou publicadas entre 1794 e 1805, além de fazer uso dos ensaios e obras de Lukács sobre a filosofia e estética clássica alemã como suporte. A partir da identificação de uma teoria da arte elaborada por Goethe e Schiller, a pesquisa se propõe a examinar o lugar e o papel dela no desenvolvimento da filosofia clássica alemã, como proposto por Lukács.

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