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Metodologias ativas, alfabetização científica e avaliações em Geografia.

Processo: 24/07422-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 04 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 29 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Jerusa Vilhena de Moraes
Beneficiário:Jerusa Vilhena de Moraes
Pesquisador Anfitrião: Laurinda Sousa Ferreira Leite
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Assunto(s):Literacia científica   Avaliação   Ensino de geografia   Metodologia ativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | aprendizagem baseada na resolução de problemas | avaliação | Ensino de Geografia | Metodologias Ativas | Ensino de Geografia

Resumo

O processo de alfabetização científica (AC) está associado ao desenvolvimento de diversas habilidades, entre essas a de estabelecer relações entre o conhecimento científico e as diversas atividades humanas; fazer uso dos processos da ciência para resolver problemas; decidir e ampliar o conhecimento que tem do mundo; entre outras. As metodologias ativas de aprendizagem podem impulsionar o processo de AC desde que sejam providas situações de aprendizagem que estimulem reflexão, observação e experimentação. As avaliações inseridas em um contexto de aprendizagem ativa podem exercer um papel essencial ao permitir sistematizar ou ampliar os ganhos, como o caso das habilidades anteriormente descritas. A pesquisa de pós-doutorado apresentada tem por objetivo avaliar o potencial contributo das metodologias ativas associadas a metodologias de avaliação das aprendizagens para a promoção da alfabetização cientifica em Geografia. Para atingir este objetivo, pretende-se efetuar uma revisão sistemática de literatura disponível em bases de dados como Web of Science, Scopus e ERIC, com base em palavras-chave e critérios de inclusão e exclusão a definir. Serão ainda definidas questões que orientarão a localização e seleção e informação relevante nos diversos documentos que constituirão o corpus de análise. Prevê-se que a revisão conduza a dois artigos, um mais centrado nas metodologias ativas e outro mais centrado na avaliação das aprendizagens.

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