Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia ativa, associada à avaliação formativa, aumentou aprendizado sobre fisiologia cardíaca e reduziu o estresse e ansiedade de prova.

Processo: 23/11233-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de outubro de 2023 - 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Fernanda Klein Marcondes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Assessment  Estresse  Fisiologia cardiovascular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:active learning | Assessment | educational game | group activity | stress | Fisiologia Cardíaca

Resumo

O estresse e a ansiedade causados pelas avaliações muitas vezes estão relacionados à insegurança do aluno quanto ao conhecimento a ser avaliado, enquanto estratégias de ensino que aumentam o aprendizado eficaz podem auxiliar na redução do mesmo. O objetivo deste estudo foi avaliar a hipótese de que o uso de uma metodologia ativa, associada à avaliação formativa, poderia reduzir a ansiedade e o estresse dos alunos, quando comparado ao método tradicional, promovendo maior aprendizado. Alunos ingressantes, matriculados na mesma disciplina de um curso de Odontologia foram convidados a participar do estudo e foram divididos em dois grupos: método tradicional e metodologia ativa. O grupo do método tradicional assistiu a duas aulas teóricas, ministradas oralmente. O grupo da metodologia ativa assistiu a uma aula teórica reduzida sobre células cardíacas e controle autonômico da função cardíaca, com orientação para estudo do ciclo cardíaco por meio de livro didático, para a aula seguinte. Na segunda aula foi aplicada uma avaliação formativa individual. Em seguida, foi realizada uma atividade em grupo com um jogo educacional sobre o ciclo cardíaco, seguida de uma avaliação formativa em grupo. Após a aplicação da metodologia tradicional ou ativa, foi realizado o teste 1. Na primeira aula de fisiologia, em semana em que não havia provas, e imediatamente antes desse teste, amostras de saliva foram coletadas para determinação das concentrações dos biomarcadores de estresse cortisol e ±-amilase. Os alunos também responderam ao questionário State-Trait Anxiety Inventory, utilizado para determinação do nível de ansiedade. A pontuação obtida no teste 1 foi significativamente maior para o grupo metodologia ativa, em comparação ao grupo método tradicional. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos para cortisol basal e concentrações de ±-amilase salivar, ou para escores de ansiedade. Antes do teste 1, o grupo método tradicional apresentou maiores concentrações de cortisol salivar e ±-amilase, em comparação com os respectivos valores basais, enquanto o grupo metodologia ativa não apresentou diferença entre os níveis basal e teste 1. Antes do teste 1, houve aumento nos níveis de ansiedade, em relação aos respectivos valores basais, independentemente da metodologia de ensino utilizada, mas esse aumento foi maior para o grupo de método tradicional, em comparação com o grupo de metodologia ativa. Esses resultados mostraram que a metodologia ativa, associada à avaliação formativa, diminuiu o estresse e a ansiedade da prova, com melhor desempenho dos alunos em comparação com as aulas teóricas tradicionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)