Busca avançada
Ano de início
Entree

Letramento em saúde mental para educadores: projeto de tutoria para formação à distância sobre transtornos ansiosos e prevenção ao uso de drogas

Processo: 24/15826-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Paulo Rossi Menezes
Beneficiário:Juliana de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12901-9 - Centro Nacional de Ciência e Inovação em Saúde Mental (CISM), AP.ESP
Assunto(s):Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Transtornos de ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência da implementação | dependência química | Educadores | Literacia em saúde mental | Promoção em Saúde Mental | transtornos de ansiedade | Literacia em Saúde Mental

Resumo

O projeto se enquadra como parte do estudo 'Saúde Mental na Escola' que consiste na avaliação da implementação de uma intervenção ofertada pelo Instituto Ame Sua Mente (IASM), que compõe o Módulo III do Centro Nacional de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), que tem como meta a implementação de intervenções efetivas e escaláveis nos municípios de Indaiatuba e Jaguariúna em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o grupo UniEduk (UniMAX, UNIFAJ e FAAGROH). A intervenção é composta pela formação assíncrona em EaD sobre saúde mental composta por 7 módulos autoinstrucionais e interativos num percurso formativo de 32 horas combinada a oferta de ferramentas complementares de apoio para educadores, gestores e comunidade escolar em geral de 14 e 17 escolas da rede municipal de Indaiatuba e Jaguariúna, respectivamente, visando a prevenção de transtornos mentais no ambiente escolar através da intervenção precoce, mediante o aumento das habilidades dos educadores para identificar, manejar e encaminhar alunos. O presente projeto envolve a tutoria do Módulo II - Transtornos de Ansiedade e do Módulo V - Desafios cotidiano escolar: consumo de drogas e a avaliação do ganho de conhecimento sobre estes temas. Ambos os módulos abordarão os aspectos teóricos e práticos visando a melhora das habilidades de identificação, manejo e encaminhamento de casos relacionados a transtornos ansiosos e prevenção ao uso de drogas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)