Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementação com ácido guanidinoacético na fase de crescimento e terminação sobre o perfil metabolômico de tourinhos Nelore.

Processo: 24/16780-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Leme
Beneficiário:Maria Eduarda Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos de corte   Crescimento   Metabolômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos de corte | crescimento | Metabolomica | Zootecnia

Resumo

A fase de recria é um período de maior crescimento do animal, porém, é a fase mais longa dentro do ciclo de produção de gado de corte. Isto se deve pelo fato de que esta fase é o momento de maior desenvolvimento muscular do animal, sendo este um processo lento de gradativo até que o animal atinja maturidade sexual ou peso ideal para o acabamento de carcaça. Várias estratégias de alimentação na recria, principalmente com suplementos a base de proteína e energia, são utilizados atualmente com o intuito de aprimorar o crescimento, reduzir o ciclo de produção e levar animais mais precoces para o abate, com o objetivo de tornar o ciclo produtivo mais curto e com retorno de investimento mais rápido. Uma das estratégias utilizadas para alcançar esse objetivo é o uso de aditivos alimentares como, por exemplo, o ácido guanidinoacético (AGA). O AGA é precursor natural da creatina e é utilizado na medicina para tratamentos de prevenção da atrofia muscular e como estimulantes da hipertrofia em indivíduos que realizam atividade física. Também, este composto tem sido utilizado em produção de aves e suínos, e recentemente em bovinos, apenas na terminação em confinamento para melhorar o desempenho. Esta proposta visa avaliar o metabolismo de ruminantes em resposta à nutrição com ácido guanidinoacético durante as fases de crescimento e terminação em tourinhos Nelore. Os resultados esperados nesta pesquisa serão animais com maior metabolismo proteico-energético com maior concentração de metabólitos energéticos para síntese proteica para hipertrofia muscular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)