Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da experiência de usuário com visualização de informações para tomada de decisão - primeiro biênio

Processo: 24/17344-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Francisco Chiaravalloti Neto
Beneficiário:Ana Laura Alves
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10080-3 - Aprimoramento das práticas de gestão do programa de vigilância e controle de arboviroses: desenvolvimento de plataforma de dados integrados utilizando Big Data, modelos de análise e visualização de dados, AP.PP
Assunto(s):Experiência do usuário   Interface usuário-computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Experiência do usuário | Infovis | Integração e Visualização de dados | Interação Humano-Computador | Saúde Pública | Vigilância e Controle de Arboviroses | Vigilância e Controle de Arboviroses

Resumo

O objetivo do trabalho desse bolsista é o estudo de métodos de avaliação da visualização de informações para a tomada de decisão. Visualização de informações é o uso de elementos visuais e recursos de interação para representar dados complexos e desta forma, apoiar processos cognitivos sobre esses dados. O processo de avaliação da qualidade da visualização é também complexo, porque envolve a captura dos processos cognitivos de discriminação visual, análise visual de dados, comparações, interação exploratória e tomada de decisão. O intuito é compreender com detalhe o comportamento do usuário no processo de visualizar informações e a partir delas, de consolidar as decisões sobre os dados. A atividade do bolsista TT4 tem foco nos métodos de avaliação da experiência com visualizações de informações, a partir tanto de métodos atitudinais (isto é, que capturam a opinião dos usuários sobre suas experiências) quanto a partir de métodos comportamentais (isto é, que capturam a observação dos usuários).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)