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Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular geografia

Processo: 24/09120-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Irineu Aliprando Viotto Filho
Beneficiário:Izamara Sanfeliz Santos de Santana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06907-7 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo, AP.EP
Assunto(s):Geografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola do Campo | Formação e atuação de professores | Geografia | Práticas inovadoras na educação do campo

Resumo

Este projeto tem o objetivo de compreender criticamente a relação entre o componente curricular geografia, perspectivas pedagógicas críticas e a escola do campo, a fim da construção de subsídios teórico-práticos para uma práxis-pedagógica inovadora e transformadora desta realidade. Para tanto, sendo parte do projeto maior a que se vincula, a partir de estudos e intervenções coletivas, pautadas nas discussões freireanas, nas literaturas acerca do trabalho educativo nas escolas do campo produzidas pelos movimentos sociais, bem como da pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-cultural por meio da metodologia desenvolvida ao longo de mais de dez anos no Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar (GEIPEEthc), buscar-se-á construir possibilidades pedagógicas no campo da geografia que contribua com a construção de consciências críticas, contribuindo, assim, a um desenvolvimento dos estudantes em uma perspectiva humanizadora. Ao final, esperamos contribuir com a práxis pedagógica dos professores das escolas do campo, no que tange a especificidade da Geografia, em uma perspectiva transformadora, sob a base das demandas atreladas às suas especificidades, tomando como referencial perspectivas críticas em educação.

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