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Novas abordagens de Ciências e Matemática na Escola: itinerários em Arte-Educação

Processo: 24/15640-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Denise Silva Vilela
Beneficiário:Guilherme Felipe da Silva Ferraz
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06901-9 - Novas abordagens em ciências e matemática na escola: itinerários em arte-educação, AP.EP
Assunto(s):Aprendizagem   Educação matemática   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Arte - Educação | Educação em Ciência | Educação Matemática | Educação

Resumo

Este projeto se organiza em dois eixos. Um eixo de pesquisa bibliográfica quevisa aprofundar estudos já realizados nessa articulação da arte e educação, em geral, e,especificamente, arte e ciências e matemática. O projeto já levantou alguns títulos epretende avançar na literatura das áreas para estabelecer possíveis conexões entre abibliografia que envolve a arte e a educação, a arte e as ciências e a arte e a matemática.Este estudo subsidiará esta e outras experiências pedagógicas inovadoras, assim comofuturas experiências decorrentes da formação que os professores receberão no processode desenvolvimento do Projeto. O outro eixo, relativo à atuação em duas escolasestaduais, possui como objetivo central realizar oficinas associadas a novas disciplinaspropostas a partir da nova base curricular, valorizando o uso de tecnologias. Esse eixoenvolve as disciplinas de matemática, ciências, artes, história, filosofia, entre outras, evisa uma abordagem articulada entre as diferentes áreas. A ideia é manter relaçõesfecundas com essas áreas do conhecimento e explorar vivências artísticas e culturais quepossam trazer benefícios imediatos à formação dos estudantes envolvidos no projeto,sobretudo como mecanismo de ressocialização após o período de ensino remoto. Anoção de "aprendizagem" que pauta este eixo não tem o sentido da aquisição deconhecimento, mas de experiência e sentido, conforme Gilles Deleuze (1925-1995).Assim, se baliza por uma ética, se foca na prática e se distancia das aulas expositivas emque o professor é centro e os alunos passivos. A proposta visa uma atuação alternativa aoensino tradicional, em termos filosóficos e pedagógicos, pretende-se contemplar umaformação cultural e não se restringe a uma racionalização de conteúdos. Propõem-se arealização de visitas em museus, e exposições, assim como montar exposições na escolae universidade, além de criação de painéis para compor o ambiente escolar. A formaçãocultural é entendida como fundamental para o professor e estudantes e, por meio dessaeducação, vislumbra-se criar uma necessidade cultural.

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