Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de microplásticos nas placas branquiais da raia manta Mobula thurstoni (Lloyd, 1908) no Oceano Atlântico ocidental (Chondrichthyes, Mobulidae)

Processo: 24/14648-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Otto Bismarck Fazzano Gadig
Beneficiário:Lia Ferreira Moura
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação   Ecologia   Elasmobrânquios   Poluição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conservação | Ecologia | elasmobrânquios | poluição | Elasmobrânquios

Resumo

Os microplásticos (MPs; <5 mm) são atualmente reconhecidos como poluentes emergentes de grande preocupação global. São considerados onipresentes em diferentes matrizes ambientais, apresentando grande impacto e risco para a saúde da biota aquática, incluindo a megafauna filtradora, cujos hábitos alimentares levam à retenção de partículas plásticas. O presente trabalho buscará identificar e classificar os MPs em placas branquiais (PBs) da raia manta, Mobula thurstoni (Lloyd, 1908), da costa oeste do Oceano Atlântico. Para atingir esse propósito, os MPs, presentes nas PBs, serão classificados de acordo com o seu formato, coloração, tamanho e estrutura química, bem como estimar o número médio de plástico por indivíduo e comparar a abundância entre as diferentes placas branquiais. Para isso, serão utilizados 5 espécimes capturados acidentalmente pela frota de pesca artesanal na área costeira da costa central de São Paulo. Serão extraídas todas as PBs do lado esquerdo, submetidos a digestão química, utilizando reagente Peróxido de Hidrogênio (H2O2) a 45°C, durante 24 a 72 horas, o conteúdo restante será filtrado em filtro de 100 µm e as partículas retidas destacadas para análises seguintes. Posteriormente, as partículas serão analisadas em espectroscopia Raman para a verificação da composição polimérica e os espectros resultantes serão comparados à literatura específica. Para a comparação da abundância dessas partículas ao longo das PBs, será utilizado um Modelo Linear Generalizado Misto (GLMM). A fim de testar se essa composição de partículas varia de forma significativa entre as PBs, será adotado uma Análise de Variância Permutacional Multivariada (PERMANOVA), seguida de uma Análise de Dispersão Multivariada (PERMDISP). Para visualizar a similaridade da composição das partículas entre as placas, serão realizados Escalonamentos Multidimensionais Não Métricos (nMDS).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)