Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de representação da infância na série os simpsons (1989)

Processo: 24/15911-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernando Teixeira Luiz
Beneficiário:João Pedro Mosqueira de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Desenho animado   Família   Infância   Formação de leitores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenho animado | familia | Infancia | Formação de leitores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo problematizar o processo de representação da infância delineado no principal núcleo de personagens que integra o seriado norte-americano Os Simpsons (1989). Para tanto, pauta-se a pesquisa nas concepções contemporâneas de infância e família, em sintonia com os estudos de ordem sociológica e pedagógica, além de seus desdobramentos na produção midiática que se instaura nas últimas décadas do século XX, com destaque para os protagonistas Bart, Lisa e Maggie. Para fundamentar essa proposta, serão utilizados os escritos de Ariès (1978), Benjamin (1984), Zilberman (1984) e Kramer (1998), além de títulos acerca da produção audiovisual (filmes e séries) direcionada a crianças e jovens, como aqueles rubricados por Denis (2010), Melo (2011), Luiz (2020) e Citelli (2004). Nessa direção, para verificar como a voz da criança foi construída na série - interferindo (ou não) no universo familiar - será escolhido apenas um (01) episódio, de fácil acesso, nas plataformas digitais, marcado por ampla popularidade e engajamento entre internautas, o qual servirá como objeto de investigação a ser observado, discutido e examinado, conforme as diretrizes teóricas anunciadas acima. Ademais, trata-se de uma investigação científica, de enfoque qualitativo, centrada no tratamento analítico de uma produção audiovisual, material de fácil acesso entre crianças, adolescentes e adultos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)