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Resiliência às mudanças climáticas: estratégias de conforto térmico em salas de aula naturalmente ventiladas

Processo: 24/06743-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leticia de Oliveira Neves
Beneficiário:Eduarda Gonçalves Chaga
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/21928-6 - Salas de aula com ventilação natural em países em desenvolvimentos: estratégias passivas para mitigar o superaquecimento, BE.EP.MS
Assunto(s):Conforto térmico   Mudança climática   Ventilação natural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conforto térmico | edifícios escolares | Mudanças Climáticas | ventilação natural | Conforto térmico

Resumo

As condições térmicas de uma sala de aula afetam diretamente o bem-estar, o desenvolvimento e a saúde de seus usuários. Más condições ambientais internas, como altas temperaturas, podem ser prejudiciais aos alunos, sendo agravadas pelas mudanças climáticas e ondas de calor. Diante disso, esta pesquisa tem como principal objetivo avaliar os impactos das ondas de calor e das mudanças climáticas no conforto térmico em salas de aula naturalmente ventiladas de escolas de ensino fundamental. Para isso, salas de aula de uma escola localizada em Campinas-SP e amparada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do estado de São Paulo serão monitoradas, e questionários serão aplicados aos usuários, incluindo crianças, professores e pedagogos. Simulações computacionais serão desenvolvidas nos programas EnergyPlus e jEPlus, abrangendo três etapas: (i) calibração de um modelo computacional com base em dados coletados em campo, (ii) simulações de cenários climáticos futuros para a condição atual de projeto e (iii) simulações de estratégias passivas de projeto, considerando-se o cenário atual e cenários futuros. Os resultados serão analisados em termos de resposta térmica dos usuários, incluindo avaliação do percentual de horas na faixa de temperatura (PHFT), da carga térmica de aquecimento e resfriamento e da sensação térmica dos usuários. Serão consideradas, ainda, definições, métricas e abordagens utilizadas para quantificar a resiliência térmica. Espera-se, com isso, qualificar e quantificar a resiliência de ambientes escolares frente ao cenário climático atual e a cenários futuros, em especial em eventos de ondas de calor, bem como comparar diferenças de resposta térmica e conforto térmico em períodos com e sem ondas de calor. Os resultados serão também comparados com outras investigações semelhantes encontradas na literatura especializada sobre o tema.

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