Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimentos profissionais docentes na formação inicial de professores: um estudo no estágio supervisionado de prática de ensino

Processo: 24/10004-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Flavia Medeiros Sarti
Beneficiário:Meyrielle Aparecida Gasparoto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Profissional Docente | Estágio Supervisionado | Formação inicial de professores | Formação de professores

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar processos de socialização profissional de futuros professores, mais especificamente no que se refere à circulação de conhecimentos profissionais docentes no âmbito do estágio supervisionado de prática de ensino realizados durante a formação inicial. Pressupõe-se que a presença de conhecimentos profissionais docentes na formação de futuros professores apresenta-se como elemento central para a afirmação de sua dimensão socioprofissional, podendo contribuir para o enfrentamento do abandono da carreira por professores iniciantes (devido ao "choque da realidade" vivido nos primeiros anos) e, mais amplamente, para aumentar a atratividade dos cursos de licenciatura e a adesão dos estudantes aos mesmos e à escolha profissional pelo magistério. A pesquisa assume abordagem qualitativa e será realizada por meio de análise documental, com o estudo de relatórios de estágio. Os relatórios, assumidos como um dispositivo de acompanhamento dos estagiários, serão analisados no tocante ao seu potencial formativo, como recurso para o registro e a reflexão sobre as vivências do estágio. Buscar-se-á, nos registros dos estudantes, elementos que indiquem a presença de conteúdos vinculados aos conhecimentos profissionais docentes e, portanto, mais diretamente ligados à profissão docente. A análise dos mesmos será realizada no que se refere ao seu conteúdo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)