Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulações de alta fidelidade e análise baseada em dados de escoamentos transicionais e turbulentos sobre aerofólios

Processo: 24/04341-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Gabriel Yudi Ragni Hamada
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/06448-0 - Simulações numéricas de alta fidelidade aplicadas em aerodinâmica não-estacionária, turbulência e aeroacústica, AP.JP2
Bolsa(s) vinculada(s):24/21935-2 - Análise de estabilidade linear e simulações de grandes escalas de escoamentos supersônicos sobre aerofólios com aplicações em cascatas de turbinas, BE.EP.DR
Assunto(s):Dinâmica dos fluidos computacional   Turbulência   Modelagem computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cfd | Interação choque-camada limite | turbulência | Modelagem computacional

Resumo

O estudo de escoamentos compressíveis sobre aerofólios é relevante para diversas aplicações, incluindo asas de aeronaves, pás de turbinas a gás e eólicas, sistemas de ventilação industrial, hélices e asas rotativas. Este trabalho combinará simulações de grandes escalas (LES) e técnicas de análise baseadas em dados para investigar os efeitos de compressibilidade e gradiente de pressão em camadas limite que se desenvolvem sobre perfis de aerofólios. As simulações de alta fidelidade serão realizadas usando uma formulação de diferenças finitas compactas de alta ordem, incluindo um esquema de captura de choque juntamente com uma técnica de malhas sobrepostas. Técnicas numéricas orientadas por dados, capazes de fornecer decomposições modais de escoamentos, como análise de componentes principais (POD), decomposição em modos dinâmicos (DMD) e técnicas Lagrangianas, serão aplicadas para se analisar a física dos escoamentos, incluindo a análise de estruturas organizadas e suas interações com outros mecanismos físicos, como ondas de choque e acústicas. Análises de estabilidade também serão conduzidas utilizando técnicas de análise modal e não-modal. A primeira será realizada através da análise do espectro de autovalores do operador linearizado em torno de um estado base obtido da LES. Já a segunda metodologia será realizada através de análises de crescimento transiente, pseudoespectro e análise resolvente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)