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O problema de alocação de veículos com parâmetros incertos: abordagens de otimização robusta e programação estocástica

Processo: 24/19664-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:João Marcos Pereira Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05803-3 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento e localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Programação linear   Programação não linear   Programação estocástica   Otimização robusta   Logística   Transporte rodoviário   Transporte de carga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Logística | Otimização robusta | Parâmetros incertos | Problema de alocação de veículos | Programação Estocástica | Transporte rodoviário de carga | Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica

Resumo

O problema de alocação de veículos (Vehicle Allocation Problem - VAP) envolve alocar uma frota de veículos para atender à demanda de transporte de carga prevista entre terminais durante um horizonte de tempo finito e com múltiplos períodos. O objetivo é maximizar o lucro gerado pelos serviços realizados com frota própria, levando-se em conta a previsão da demanda. Em alguns casos procura-se, alternativamente, minimizar o custo envolvido para atender toda demanda, eventualmente tendo que recorrer a contratação de veículos adicionais de terceiros. A dimensão dos exemplares reais enfrentados por transportadores rodoviários de carga é consideravelmente grande, dificultando a obtenção de soluções ótimas em tempos computacionais aceitáveis. Assim, a literatura tem se concentrado no desenvolvimento de métodos heurísticos que permitem obter boas soluções em tempos computacionais toleráveis na prática. Em alguns casos, métodos exatos customizados também têm sido desenvolvidos e aplicados para tratar versões determinísticas do problema demandando tempos computacionais razoáveis. Neste projeto de pesquisa de pós-doutorado, pretende-se estender abordagens exatas e heurísticas para considerar incertezas nos parâmetros do problema, particularmente nas demandas dos clientes, na disponibilidade dos veículos, e nos tempos de viagem dos veículos. Modelos e abordagens de programação estocástica e otimização robusta para o problema serão desenvolvidos e testados para gerar soluções mais imunes às incertezas dos parâmetros do problema. (AU)

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