Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando Estratégias Eficazes de Feedback e Autoeficácia na Aprendizagem Musical

Processo: 24/17870-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Evely Boruchovitch
Beneficiário:Camilla dos Santos Silva
Supervisor: Jennifer Ann Marie Blackwell
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Northwestern University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:23/10586-4 - O papel do feedback em um ensino de música eficaz, BP.PD
Assunto(s):Educação musical   Feedback
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autorregulação | Ciências da Performance | Educação Musical | Feedback | Psicologia da Música | Psicologia da Música

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa explorar mais a fundo a ainda emergente discussão sobre o papel do feedback no âmbito da teoria Visible Learning, autorregulação e autoeficácia no ensino musical e seu impacto na formação de professores de música. O termo "feedback" é bem conhecido no campo educacional, mas existem lacunas teóricas em seu uso. Compreender como os alunos recebem feedback pode ajudar os professores a fornecer melhores ferramentas para o desenvolvimento técnico-musical e metacognitivo do aprendiz.Este estágio de pesquisa, supervisionado pela Professora Jennifer Blackwell, envolve tanto a discussão dos dados coletados no Brasil, uma vez que a Professora Blackwell também está envolvida no projeto principal, quanto minha participação como assistente no curso "Studio Music Teaching and Learning" oferecido pela Professora Blackwell na Northwestern University.Por meio disso, coletaremos dados relacionados ao feedback e à autorregulação, com o objetivo de desenvolver habilidades de ensino baseadas em evidências para o ensino de performance musical. A coleta de dados envolverá medidas de autoeficácia docente, observações de vídeos de ensino e entrevistas com participantes sobre suas experiências na aprendizagem do ensino. A análise dos dados consistirá na análise dos vídeos, análise estatística dos resultados das medidas e codificação qualitativa das entrevistas. Este estágio também facilitará o estabelecimento de relações profissionais com especialistas e colegas pesquisadores, criando uma rede que pode apoiar futuras oportunidades acadêmicas. Os resultados contribuirão para o avanço da produção científica na área e para a melhoria das práticas educacionais na formação de professores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)