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Caminhos para a Decolonialidade e Interculturalidade na Cultura Oceânica

Processo: 24/07636-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 06 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 05 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Melissa Vivacqua Rodrigues
Beneficiário:Melissa Vivacqua Rodrigues
Pesquisador Anfitrião: Sharon Rebekah Stein
Instituição Sede: Instituto do Mar (IMar). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of British Columbia, Vancouver (UBC), Canadá  
Assunto(s):Decolonialidade   Interculturalidade   Transdisciplinaridade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimentos Tradicionais | Cultura Oceânica | Decolonialidade | interculturalidade | transdisciplinaridade | Cultura Oceânica

Resumo

A cultura oceânica tem ganhado relevância no âmbito da agenda ambiental global, principalmente a partir da proclamação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2021 - 2030). Um ponto sensível e desafiador na Década do Oceano e suas estratégias para a promoção da Cultura Oceânica tem sido o diálogo com os sistemas de conhecimento indígenas e tradicionais. Argumentamos aqui que em meio às tensões e violências inerentes à modernidade colonial, esse diálogo tende a reproduzir as hierarquias de saber. A hegemonia da ciência moderna e seu sistema de educação correspondente, enraizados em um modo de ser e conhecer colonialista, têm sido um dos motores centrais da maneira destrutiva de habitar o mundo. Desse modo, qualquer estratégia séria para lidar com os complexos problemas socioecológicos globais precisa encontrar caminhos para superar esse legado colonialista e avançar em direção a abordagens transdisciplinares e interculturais que promovam a justiça cognitiva. Diante do exposto, esta proposta visa aprofundar o conhecimento sobre decolonialidade e interculturalidade, mobilizando tais perspectivas para lançar novos olhares em relação à concepção e às práticas educativas para a promoção da cultura oceânica. A pesquisa será realizada com base em uma sistemática revisão bibliográfica, além das experiências educativas no âmbito do coletivo de pesquisa e arte Gesturing Towards Decolonial Futures (GTDF). Este coletivo tem como co-fundadora a pesquisadora Sharon Stein, do Departamento de Educação da Universidade de British Columbia, sediada em Vancouver, Canada. Em um segundo momento, com o intuito de refletir sobre as oportunidades e os obstáculos para se avançar em direção à decolonialidade e interculturalidade na agenda global para a promoção da Cultura Oceânica, serão realizadas entrevistas online junto aos(às) principais líderes nacionais da chamada Cultura Oceânica - priorizando os países do Sul Global. Espera-se assim, contribuir para a elaboração e a difusão de abordagens científicas transdisciplinares, sensíveis à problemática ecológica e às múltiplas violências e polarizações causadas pelo processo histórico de colonização.

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