Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação Ergonômica do Ambiente Urbano: a caminhabilidade e os pedestres com agentes balizadores no redesenho urbano da Zona de Urbanização Consolidada na Cidade de São Paulo

Processo: 23/15898-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Roberta Consentino Kronka Mülfarth
Beneficiário:Andre Eiji Sato
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Realidade virtual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação ergonômica | caminhabilidade | Realidade Virtual | Redesenho Urbano | Conforto Ambiental e Ergonomia

Resumo

Tendo em vista os processos e as ações de planejamento urbano condicionados, em grande parte, por políticas rodoviaristas, os espaços públicos urbanos paulistanos não exploraram e ainda não exploram o seu próprio potencial construtivo para estimular a caminhabilidade de seus usuários. Uma vez que a caminhabilidade possui significativa influência no bem-estar e na qualidade de vida urbana, é de suma importância a criação de uma ferramenta que corrobore para o planejamento estratégico e que identifique os pontos necessários para a microescala dos espaços da cidade se tornar mais atrativa para seus próprios habitantes. Assim, esse projeto de pesquisa parte da hipótese preliminar de que a percepção espacial dos usuários é condicionante para a caminhabilidade local e a ergonomia é capaz de evidenciar as qualidades do ambiente construído que estão envolvidas nesse processo. Isso posto, o presente projeto de pesquisa visa então propor uma avaliação ergonômica para identificar quais parâmetros de caminhabilidade são de maior relevância para condicionar o conforto e o bem-estar na microescala dos pedestres nos streetscapes já existentes e consolidados da Cidade de São Paulo - tendo em vista a atual Revisão do Plano Diretor Estratégico. O método a ser desenvolvido tem como base a inquirição por questionários e é inovador ao atrelar o uso da tecnologia de realidade virtual enquanto ferramenta. Espera-se assim, fomentar diretrizes para políticas públicas de mobilidade a pé e mostrar que a ergonomia tem potencialidade para contribuir para a área de planejamento urbano ao oferecer ferramentas inovadoras de avaliação do ambiente construído urbano em prol do bem-estar e conforto dos usuários.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)