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Memória Gráfica Ativista: o papel da tipografia nos cartazes feministas de resistência à Ditadura no Brasil (1970-1985)

Processo: 24/09207-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Fernanda Henriques
Beneficiário:Julia Navarro Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Feminismo   Memória gráfica   Mulheres   Tipografia   Design gráfico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartazes | Design ativismo | Feminismo | Memória gráfica | mulheres | tipografia | Design Gráfico

Resumo

A segunda metade do século XX foi marcada por fortes conflitos ao redor do mundo dando origem a um conjunto de reivindicações populares pelo fim dos regimes ditatoriais e das guerras e pela defesa das liberdades e da democracia. Um dos grupos sociais que tomou a frente da luta foi o das mulheres, desafiando o autoritarismo e o sexismo tanto das organizações às quais pertenciam quanto do Estado. Em meio a essas manifestações, a produção de materiais gráficos como os cartazes foi utilizada para compartilhar as denúncias das violações de direitos e como forma de propaganda política. Durante o início desta pesquisa, foram encontradas pesquisas já consolidadas sobre design gráfico e sua importância histórica, no entanto, sentiu-se falta de abordagem mais específica e centrada nas questões tipográficas e como elas se organizam neste contexto. Sendo assim, a pesquisa propõe uma análise tipográfica dos cartazes feministas do período da Ditadura Militar no Brasil. O intuito é observar os estilos de letras utilizados nos cartazes, suas diferenças e semelhanças e, a partir disso, analisar se existiu uma identidade tipográfica própria do movimento feminino de resistência no país. Para isso, propõe-se um estudo bibliográfico e exploratório e uma análise tipográfica fundamentada na semiótica peirceana. A pesquisa busca contribuir para o aumento dos estudos sobre os potenciais expressivos da tipografia e contribuir para a manutenção da memória gráfica de um momento que deixou muitas marcas e cicatrizes na história.

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