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Omnia mutantur, nihil interit: um estudo sobre poiesis em música (1601-1676)

Processo: 24/05157-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Rubens Russomanno Ricciardi
Beneficiário:Marcus Vinícius Sant'Anna Held Neves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Koselleck e Foucault | poética musical | Poíesis Crítica | Tratadística Musical | Poiesis Crítica

Resumo

O presente plano de trabalho contempla atividades de pesquisa, ensino e extensão a serem desenvolvidas dentro do programa de Pós-Doutorado do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). O projeto de pesquisa pretendido tem, como objetivo, estudar e analisar profundamente o conceito de poiesis na música do século XVII a partir de quatro preceptivas de nações diferentes que perfazem o recorte cronológico: na Itália, Le Nuove Musiche (1601), de Giulio Caccini (1551-1618); na Alemanha, Musica Poetica (1606), de Joachim Burmeister (1564-1629); na França, Harmonie Universelle (1636), de Marin Mersenne (1588-1648); e na Inglaterra, Musick's Monument (1676), de Thomas Mace (1612/13-1706). A partir desse estudo, pretende-se refutar a lógica de progresso e não-linearidade histórica a partir das teorias de Reinhart Koselleck e Michel Foucault.

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