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LIVROS-ALFABETO E INCLUSÃO: uma análise sob perspectiva do Design Gráfico

Processo: 24/20921-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 25 de março de 2025
Data de Término da vigência: 24 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Fernanda Henriques
Beneficiário:Luciana Sales Cordeiro
Supervisor: Sara Raquel Duarte Reis da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Vinculado à bolsa:23/16680-2 - Estudo do livro-objeto infantil como auxílio no desenvolvimento de didáticas inclusivas na alfabetização de alunos com deficiência visual, BP.MS
Assunto(s):Transtornos da visão   Design gráfico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência visual | Design Inclusivo | Livro-brinquedo | Livros-alfabeto | Design gráfico

Resumo

A realização da alfabetização durante a infância é fundamental para o pleno desenvolvimento social do indivíduo. No contexto da educação de pessoas com deficiência visual, o aprendizado pode se tornar deficitário, uma vez que o processo de ensino se apoia majoritariamente no âmbito visual. A dissertação de mestrado vinculada a essa solicitação da BEPE investiga o livro-brinquedo, a partir do seu potencial de suporte para alfabetização do público infantil e apoiado pelos estudos do design inclusivo, considerando a materialidade e a ludicidade que esse suporte apresenta. Nesse sentido, como parte da pesquisa financiada, durante o período de bolsa no exterior, pretende-se analisar, sob a ótica do design inclusivo, projetos gráficos utilizados em livros-alfabeto com enfoque na tipografia e na composição gráfica, considerando as similaridades entre o livro-alfabeto e o livros-brinquedo. O estudo deve ocorrer em Portugal, em especial a Universidade do Minho, por ser referência internacional em pesquisas voltadas para Design Inclusivo e em estudos de bem-estar para crianças, com vasta bibliografia sobre livros interativos. Espera-se que o estágio no exterior proporcione ampliação da discussão sobre design editorial para inclusão no âmbito de design e que contribua com hipóteses importantes para os testes que serão realizados no Brasil com alunos em período de alfabetização com deficiência visual, utilizando livros-brinquedos.

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