Busca avançada
Ano de início
Entree

Verossimilhança das imagens meramente ilustrativas em embalagens de biscoitos industrializados: design, composição e sintaxe visual

Processo: 24/15976-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Gustavo Orlando Fudaba Curcio
Beneficiário:Taly Sincofsky Valdman
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Design   Embalagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetismo visual | biscoitos industrializados | Design | Embalagem | imagens meramente ilustrativas | Ponto de venda | Design Visual

Resumo

Em um ambiente de vendas repleto de estímulos, torna-se essencial a elaboração de embalagens que consigam captar a atenção do consumidor. Dentre os elementos visuais que as compõem, as imagens meramente ilustrativas são umas das mais consideradas na decisão de compra, visto que tangibilizam de uma forma mais concreta aquilo que o produto é - ou deveria ser. No entanto, essas imagens nem sempre refletem a realidade e estão sujeitas às fiscalizações do Código de Defesa do Consumidor e do Conar, a fim de garantir transparência e proteger os consumidores contra práticas enganosas. É imperativo, portanto, realizar uma investigação acerca da verossimilhança das imagens usadas nas embalagens em relação ao produto que realmente oferecem. Este plano de pesquisa de Iniciação Científica propõe uma análise dos aspectos visuais, de composição, cromatismo e hierarquia de embalagens alimentícias de biscoitos industrializados produzidos no Brasil, com ênfase nos aspectos semânticos e sintáticos das imagens meramente ilustrativas nelas presentes. Para isso, serão considerados métodos relacionados à Pesquisa Visual (Bestley e Noble, 2013), princípios de geração de imagens (Ambrose e Harris, 2009) e seus significados (Jardí, 2014) e estratégias de observação para a aquisição de produtos em pontos de venda de varejo (Malhotra, 2019).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)