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Estudo do efeito do número de Reynolds na instabilidade da camada limite contendo irregularidades superficiais

Processo: 24/21737-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Marcello Augusto Faraco de Medeiros
Beneficiário:Rafael Estorniolo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Camada limite   Instabilidade   Túneis de vento   Turbulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:camada limite | Instabilidade | Rugosidades | Túnel De Vento | turbulência | Camadas Limite e Transição para Turbulência

Resumo

Atualmente, com um enfoque cada vez maior na sustentabilidade ambiental e na relação custo-eficácia, tornou-se essencial compreender o impacto das irregularidades da superfície na transição da camada limite.Isto é particularmente importante quando se considera o aumento do arrasto de fricção devido a camadas limite turbulentas, o que pode afetar significativamente o desempenho e a eficiência das superfícies aerodinâmicas.Assim, este projeto de pesquisa apresenta uma investigação experimental que tem como objetivo estabelecer uma relação do impacto do número de Reynolds no crescimento de instabilidades na camada limite, que podem levar a transição para a turbulência em superfícies que possuam irregularidades superficiais, sejam elas ressaltos (\textit{bumps}) ou cavidades (\textit{gaps}).Os experimentos serão realizados no túnel de vento de baixo ruído acústico e turbulência da Universidade de São Paulo (LANT - EESC/USP).O modelo empregado é uma placa plana com 2,32 m de corda e um inserto que forma um ressalto ou uma cavidade.Os resultados deste estudo têm aplicações para o projeto de superfícies aerodinâmicas. Portanto, este estudo contribui para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis para várias aplicações de engenharia, tornando-se um importante passo no campo da aerodinâmica.

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