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Tradução comentada dos dois primeiros livros do Traité de l'Harmonie Réduite à ses Principes Naturels, de Jean-Philippe Rameau: estudo interdisciplinar da obra e elaboração do prefácio da tradução

Processo: 24/17133-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Mário Rodrigues Videira Junior
Beneficiário:Adriano Guilhen Bastoge Ferreira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/05892-4 - Tradução comentada dos dois primeiros livros do Traité de l'Harmonie Réduite à ses Principes Naturels, de Jean-Philippe Rameau: estudo interdisciplinar da obra e elaboração do prefácio da tradução, BE.EP.MS
Assunto(s):Iluminismo   História do Século XVIII   Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia da harmonia | Iluminismo | Jean-Philippe Rameau | seculo XVIII | Tratados Musicais | Musicologia

Resumo

A proposta deste projeto consiste na primeira tradução comentada dos dois primeiros livros que compõem o Traité de l'Harmonie Réduite à ses Principes Naturels, do teórico, filósofo e compositor francês Jean-Philippe Rameau, assim como a pesquisa interdisciplinar da obra e a elaboração do prefácio da tradução. Composto por quatro livros, os dois primeiros configuram o fundamento matemático e filosófico a partir do qual Rameau desenvolveu seu trabalho teórico-filosófico. Trata-se de um projeto intrinsecamente interdisciplinar devido à natureza do objeto a ser pesquisado e trabalhado, articulando, portanto, musicologia, filosofia e tradutologia. A pesquisa sob o viés musicológico e estético da obra, assim como o acompanhamento da tradução, conta com a orientação constante do Prof. Dr. Mario Rodrigues Videira Junior, sendo realizada no Departamento de Música da USP. A obra de Rameau, que impactou de modo definitivo a concepção filosófica e estética da música, não pode deixar de considerada sob seu viés inerentemente filosófico, sob risco de perda substancial de seus efeitos na cultura; portanto, a pesquisa estética e filosófica da obra vem sendo coorientada em parceria com a Profa. Dra. Maud Pouradier, professora de filosofia e estética da Université de Caen, especificamente recomendada para auxiliar neste projeto pela Profa. Dra. Carole Talon-Hugon, professora de filosofia da arte e estética na Sorbonne Université e presidente da Société Française d'Esthétique. Conforme acordado em reunião, prevê-se um período de estágio de pesquisa na Université de Caen, sob sua orientação. Por fim, este projeto inclui os estudos tradutológicos, contando com o suporte de disciplinas e pesquisadores do Departamento de Estudos Tradutológicos da USP, em particular do Prof. Dr. John Milton.

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