Busca avançada
Ano de início
Entree

"Inferências paleoambientais utilizando padrões tafonômicos e ecológicos de invertebrados da Bacia do Parecis (Formação Ponta Grossa - Devoniano médio)"

Processo: 24/20236-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Renato Pirani Ghilardi
Beneficiário:Paulo Henrique Yusuke Kanno
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fósseis   Invertebrados   Paleoecologia   Tafonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fosseis | invertebrados | Paleoecologia | Tafonomia | Tafonomia e Paleoecologia

Resumo

Definir o paleoambiente de depósitos sedimentares, ou seja, o ambiente deposicionalinfluenciado por processos físicos, químicos e biológicos até a formação da rocha, é uma dasprincipais questões que envolvem a paleontologia desde seu nascimento. A tafonomia e asanálises ecológicas, por meio das guildas, podem ser ferramentas úteis para definição doambiente deposicional e diminuir os vieses causados pelos processos de fossilização. A Baciado Parecis é uma bacia intracratônica localizada nos estados de Mato Grosso e Rondônia,entre as bacias do Alto Tapajós, Paraná e Solimões e seus depósitos devonianos foram poucoestudados, principalmente levando em consideração seus aspectos tafonômicos. Desse modo,o objetivo deste trabalho é realizar inferências paleoambientais, definindo o ambientedeposicional de amostras fósseis do Devoniano na Bacia do Parecis por meio de análisesbioestratinômicas e ecológicas. O material foi coletado próximo a cidade de Paranatinga,Mato Grosso, e compreende majoritariamente invertebrados fósseis marinhos, incluindoconulárias, trilobitas, braquiópodes (discinídeos, lingulídeos e spiriferídeos), gastrópodes,bivalves, tentaculites e possíveis euripiterídeos, crinóides e briozoários, espalhados em 2locais de deposição diferentes no perfil litoestratigráfico. Serão realizados: coleta dos dadosbioestratinômicos, classificação dos fósseis em guildas paleoecológicas, tratamento dos dadosutilizando análises multivariadas, testes de biodiversidade alfa e beta e comparação com aliteratura estabelecida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)