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Construção, Validação e Aplicação de Um Simulador de Baixo Custo para o Ensino do Registro Fotográfico da Retina Entre Acadêmicos de Medicina

Processo: 24/16042-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2029
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Luís Expedito Sabage
Instituição Sede: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Oftalmologia   Retina   Simulação   Treinamento por simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Médica | Laboratório Simulado | Oftalmologia | retina | Simulação | Treinamento por Simulação | Educacão Médica

Resumo

Justificativa e Objetivos: A retina representa o estado da microcirculação sistêmica e é um dos únicos tecidos que pode ser avaliado de forma não invasiva, entretanto, na prática médica, a sua avaliação fica majoritariamente restrita a oftalmologistas. Simuladores portáteis de baixo custo podem apoiar a educação médica, implicando em um melhor manejo inicial e o correto encaminhamento de pacientes com doenças retinianas. Diante disso, este estudo busca o desenvolvimento, a validação e a aplicação de um novo dispositivo e instrumento de ensino para fundoscopia e fotografia da retina que seja fiel à realidade, de baixo custo, de fácil produção e, sobretudo, de alta disponibilidade, permitindo ainda sua inserção na prática clínica com telemedicina para triagem de doenças sistêmicas. Métodos: Este projeto será realizado na FMBRU-USP em quatro etapas. Etapa 1, estudo de desenvolvimento tecnológico, que consistirá na construção de um simulador de globo ocular construído em impressora 3D com sistema dióptrico e desenho de retina para ensino. Etapa 2, estudo metodológico de validação do simulador através da análise de experts e do público alvo (alunos de medicina) por meio de questionários referentes ao enquadramento de baixo custo, adaptação à realidade e usabilidade. Etapa 3, estudo experimental e estudo qualitativo da aplicação e avaliação do simulador em ambiente de ensino. No estudo experimental, os alunos serão randomizados em Grupo Intervenção 1 e 2 e Grupo Controle para: Grupo 1, treinamento com o simulador construído, Grupo 2, treinamento com simulador disponível comercialmente e, após, os três grupos examinarão pacientes no ambulatório através de smartphone e lente de 20D, sempre supervisionados por preceptores. Ao final, aplicar-se-á questionário de avaliação e de percepção para os alunos, os preceptores e os pacientes. O estudo qualitativo trata-se da avaliação da percepção dos estudantes e pacientes. Etapa 4, estudo observacional transversal realizado na comunidade ribeirinha de Calama em Rondônia com o objetivo de mapear a prevalência de retinopatia diabética na comunidade através de telemedicina. Adquirir-se-á uma foto do polo posterior de cada olho de 98 pacientes com diagnóstico de Diabetes mellitus tipo 2 através da técnica de fotografia desenvolvida, essas imagens serão enviadas virtualmente para especialista à distância e laudadas pela severidade da retinopatia diabética. Quando necessário, todos os pacientes serão devidamente encaminhados para o sistema único de saúde. Este projeto será submetido ao Comitê de Ética do HRAC-USP. Os dados serão quantitativos serão avaliados separadamente, respectivamente, através de testes paramétricos e não paramétricos e análise fatorial de correspondência. Os dados qualitativos analisados pelo software Iramutec® com base na análise de Reinert. Os resultados serão apresentados em formato de relatório científico.

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