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Reprogramação de voos no transporte aéreo para unidades marítimas via programação por restrições

Processo: 24/22829-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Mateus Pereira Martin
Beneficiário:Gabriel Silva Moris
Instituição Sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05803-3 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento e localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Indústria de petróleo e gás
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indústria de petróleo e gás | Problema de recuperação de aeronaves | Reprogramação de voos de helicópteros | Transporte aéreo de passageiros | Problemas de scheduling

Resumo

Este projeto aborda variantes do Problema de Recuperação de Aeronaves (ARP, do inglês, Aircraft Recovery Problem), motivado pela aplicação prática do transporte diário de funcionários entre a costa e unidades marítimas de uma empresa do setor de petróleo e gás. Nesse cenário, o ARP se torna relevante em decorrência de eventos imprevistos, como condições climáticas adversas ou falhas mecânicas, que resultam em atrasos ou adiamentos de voos programados, perturbando a operação das unidades marítimas e a programação de turnos dos colaboradores. Em geral, no início de cada dia, a reprogramação de voos é essencial a fim de incluir os voos adiados de dias anteriores e manter os voos daquele dia. Enquanto se respeita restrições de precedência de voos para fins de segurança, o objetivo do ARP envolve a priorização de múltiplas decisões visando à minimização dos custos logísticos. Isso inclui a reprogramação de todos os voos para integrar aqueles que foram adiados previamente, a utilização de aeronaves com menor custo operacional e a redução do impacto da reprogramação nos atrasos da programação original. Este projeto se concentra em variantes do ARP que consideram subconjuntos de voos obrigatórios, restrições relacionadas a diferentes contratos de aluguel de helicópteros, paradas obrigatórias para o almoço da tripulação, múltiplos aeroportos, e uma decisões lexicográficas para a priorização das múltiplas decisões do problema. Para tanto, propõe-se estender um modelo de Programação por Restrições (do inglês, Constraint Programming) da literatura, originalmente desenvolvido para um ARP de referência, para incorporar as decisões e restrições das variantes abordadas. A validação das abordagens propostas será realizada por meio de experimentos computacionais, utilizando estudos de caso baseados em instâncias da literatura e, potencialmente, em dados reais de empresas.

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