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Filiações dos Estudos Literários: leituras não patriarcais da literatura

Processo: 24/19490-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 13 de maio de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Marcos Piason Natali
Beneficiário:Danielle Henrique Magalhães
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desconstrução   Feminismo   Estudos literários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crítica feminista | Desconstrução | Feminismo | literatura latino-americana | mitos fundadores | Teoria Descolonial | Estudos Literários

Resumo

Ao longo da tradição ocidental, a literatura foi filiada a uma linhagem patriarcal orientada por um princípio adâmico: o ato de nomear pela primeira vez. Dois textos cruciais atestam essa filiação: Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem, de Walter Benjamin, de 1916, e Arte como procedimento, de Viktor Chklóvski, de 1917. Esses ensaios podem ser lidos como exemplos paradigmáticos de textos fundadores de um modo de ler a literatura no século XX, determinando uma transmissão dos Estudos Literários que atravessa o século XXI. Seja por uma linha filosófica benjaminiana, seja por uma linha literária do formalismo russo, o que esteve em jogo em ambos os ensaios foi a constituição de uma metáfora para ler a literatura que necessariamente foi forjada em um dos mitos fundadores da gênese da cultura ocidental, o Gênesis. A hipótese desta pesquisa, portanto, é que mitos fundadores do Ocidente fizeram parte da fundação de uma Teoria Literária no século XX, constituindo-se como pilares que estruturaram um modo patriarcal de transmitir a literatura. Não só patriarcal, mas também hierárquico, uma vez que a premissa da "língua pura" adâmica, em Benjamin, e da "primeira vez", em Chklóvski, operou como balizador que demarcou o que é ou não literário, culminando em dicotomias e hierarquias. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar e interrogar a filiação patriarcal da literatura em textos considerados formadores ou fundamentais dos Estudos Literários. Em contraposição aos pilares patriarcais que os sustentam, serão propostas filiações não patriarcais para a transmissão da literatura e dos Estudos Literários.

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