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Projeto Égide: Violência, educação e vigilância em Escolas do Município de Campinas

Processo: 24/22478-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Lucas Catib de Laurentiis
Beneficiário:Adriano Celso de Almeida
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10005-1 - Projeto Égide: Violência, educação e vigilância em Escolas do Município de Campinas, AP.PP
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos humanos e ambiente escolar | Direitos Humanos e Políticas Públicas | prevenção de violência | Violência em escolas | Políticas Públicas em Escolas

Resumo

Em face de o Projeto de Pesquisa tratar do Programa Égide (Estratégia Integrada Contra Incidentes em Escolas) que implica política pública idealizada no âmbito da Prefeitura Municipal de Campinas (SP), com colaboração das Secretarias de Segurança Pública e de Educação, a participação de professores bolsistas integrantes da rede pública municipal de educação de Campinas constitui contributo singular para o seu desenvolvimento e para as escolas pertencentes à referida rede de educação. Ressalta-se que no município de Campinas, as escolas estão distribuídas em cinco regiões, sendo que a Secretaria Municipal de Educação (SME) atua por meio dos Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (NAEDs), o que favorece a implantação de política educacionais no referido município. Entre as ações do Projeto estão incluídos análise de dados, entrevistas e mapeamento do público alvo, catalogação e análise de material normativo incidente e comparação com experiências similares implantadas no Brasil ou no exterior. Com base nessas ações, as atividades perspectivadas a serem realizadas pelos professores bolsistas incluem leituras indicadas pelos pesquisadores, participação nas reuniões realizadas durante a vigência do Projeto, colaboração na produção, sistematização e análise de dados que constituam insumos para o desenvolvimento de uma cultura de paz e política de segurança nas escolas. O resultado final pretendido implica a participação dos professores bolsistas na organização de relatórios e produções científicas que expressem a melhoria de qualidade da educação básica, qualidade de vida e proteção de direitos humanos dos grupos focais que implicam os resultados almejados pelo projeto Égide.

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