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Escrevivências na socioeducação

Processo: 24/21729-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Debora Cristina Fonseca
Beneficiário:Maisa Scapin Fernandes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11642-5 - Escre(vivências) potentes na EJA e na socioeducação: construindo metodologias e políticas públicas para a redução da desigualdade educacional e equidade de direitos, AP.EP
Assunto(s):Direitos humanos   Educação   Medidas socioeducativas   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Humanos | Educação | escrevivência | medida socioeducativa | Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este estudo analisa como jovens em Liberdade Assistida constroem seus projetos de vida, alinhando-se com a Educação em Direitos Humanos e enfatizando a proteção dos direitos desses adolescentes, com o objetivo de promover uma formação ética, crítica e política, além do previsto na legislação, garantindo a aprendizagem. No contexto de medidas socioeducativas, como Prestação de Serviços à Comunidade, Liberdade Assistida, Semiliberdade ou Internação, é essencial que o programa de atendimento elabore o Plano Individual de Atendimento (PIA) com a participação ativa do adolescente e sua família. Este plano é um "instrumento de previsão, registro e gestão das atividades" (BRASIL, 2012, art. 52). O SINASE (2012) estabelece que o Projeto de Vida deve ser parte do PIA. No entanto, muitos jovens enfrentam dificuldades de aprendizagem e atrasos escolares, dificultando a construção de perspectivas futuras. Esta pesquisa de Iniciação Científica analisa como as oficinas de Escrevivências contribuem para a aprendizagem e projeção de futuro desses adolescentes. A "escrevivência" de Evaristo não se destina à abstração, mas à existência concreta, permitindo uma reconstrução da escrita relacionada ao negro, a partir das próprias biografias e subjetividades, afastando-se de uma visão eurocêntrica e preconceituosa. Isso abre novos espaços para uma reorganização histórica, social, econômica, cultural e literária urgente.

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