Busca avançada
Ano de início
Entree

Transição Energética e Geoética no Teachers College (TC)

Processo: 24/19268-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 20 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Samuel Mendonça
Beneficiário:Samuel Mendonça
Pesquisador Anfitrião: David T Hansen
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Teachers College Columbia University, Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Ética   Formação   Geoética   Política educacional   Sustentabilidade   Transição energética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ética | Formação | geoética | Políticas Educacionais | Sustentabilidade | Transição Energética | Sustentabilidade

Resumo

A transição energética é um tema caro ao meio ambiente diante da escassez do petróleo e dos desafios na construção de alternativas na produção de energia. A Geoética é um campo próprio da Geociências e ter conhecimento dos discursos produzidos a respeito da Ética no ambiente das ciências naturais é essencial, dada a importância que têm as referidas ciências na elaboração de políticas educacionais. Este projeto é um recorte de uma pesquisa mais ampla e será desenvolvido no ano de 2025 no Teachers College (TC) da Columbia University, em Nova Iorque. A pergunta que guia a pesquisa é: quais as tendências do debate ético sobre a transição energética em produções acessadas no Teachers College? Esta pergunta se desdobra em outras questões tais como: debates em torno de Geoética podem produzir conhecimentos a respeito de usos adequados de energia? Há alguma concepção de ética que não remeta ao eurocentrismo ou mesmo ao estadunidensismo?; É possível elaborar uma concepção de ética realmente efetiva para a proteção do meio ambiente? O objetivo da investigação é analisar os discursos e tendências de debate em torno da ética presentes em documentos da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) e na literatura internacional com interface com a transição energética. O método adotado é a pesquisa qualitativa crítica, bibliográfica e documental, e as fontes de pesquisa dizem respeito ao acervo da biblioteca Gottsman do Teachers College da Columbia University e todas as bases de dados da instituição. A hipótese é que os discursos produzidos sobre a Ética - e sobre a Geoética - no Teachers College não contemplam satisfatoriamente uma fundamentação filosófica aprofundada e visualiza-se a construção de argumentos contundentes sobre as possíveis tendências de debate ético em produções acessadas no Teachers College.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)