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O nexo imobiliário-comercial no setor supermercadista brasileiro

Processo: 24/10700-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Eliseu Savério Sposito
Beneficiário:Victor Hugo Quissi Cordeiro da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Financeirização   Produção do espaço urbano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estratégia imobiliária | financeirização | Nexo imobiliário-comercial | produção do espaço urbano | Setor supermercadista | Produção do espaço urbano

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a redefinição do papel da terra e a disputa pela captura de rendas fundiárias por parte do capital comercial supermercadista brasileiro. Tomamos como ponto de partida a abertura de divisões imobiliárias de empresas do setor supermercadista, tendo como finalidade uma gestão ativa dos seus respectivos patrimônios imobiliários. Neste sentido, elas entraram no circuito de valorização imobiliária, como demonstram os exemplos das empresas Grupo Carrefour Brasil, Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Assaí Atacadista. Tomamos como hipótese de pesquisa a possível transformação de reserva de valor a ativo de valor, pelo qual o patrimônio imobiliário de grandes grupos supermercadistas vem passando nos últimos anos. No estudo do setor supermercadista poderemos verificar as transformações organizacionais e espaciais advindas ou influenciadas por novas métricas e raciocínios financeirizados, sendo a transformação do papel da terra através das divisões imobiliárias nossa principal foco de análise. Nossos procedimentos metodológicos estão divididos da seguinte forma: Levantamento bibliográfico a partir das palavras-chave da pesquisa; Análise, cruzamento e mapeamento do portifólio imobiliário de fundos de investimento imobiliário brasileiro e das divisões imobiliárias de empresas supermercadistas; Análise documental de reportagens e notícias veiculadas por mídia impressa ou digital da imprensa brasileira, com foco em matérias sobre as divisões imobiliárias das empresas supermercadistas; Entrevista com gestores de fundos de investimento imobiliário e gerentes responsáveis pelas divisões imobiliárias de grandes grupos supermercadistas; Levantamento e organização de mudanças na legislação brasileira que permitiram a construção do atual arranjo jurídico e institucional que dá sustentação a atuação dos agentes estudados nesta pesquisa.

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