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Modelos de Demanda e Oferta de Uso do Solo para Simulação Integrada do Espraiamento Urbano nas Cidades Paulistas

Processo: 25/00667-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Azzoni
Beneficiário:Sara Rebello Tavares
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01097-2 - Acomodação sustentável do crescimento urbano das cidades paulistas, AP.CCD
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crecimento de cidades | Espraiamento Urbano | Integração transporte economia | Planejamento Urbano-Regional

Resumo

A evolução da modelagem integrada dos subsistemas de uso do solo e transportes (LUTI) vem ampliando as possibilidades de utilização desse ferramental analítico (modelos matemáticos, estatísticos e computacionais) como suporte à tomada de decisão na formulação e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável do território urbano e metropolitano, voltadas para a mitigação da problemática das desigualdades socioespaciais no acesso às oportunidades de atividades, assim como seus decorrentes padrões de mobilidade e externalidades socioambientais. Os modelos econométricos LUTI buscam simular as decisões locacionais a partir de mudanças nos níveis de acessibilidade das zonas residenciais, industriais, comerciais e de serviços, partindo-se da premissa de que lugares com maior acessibilidade se tornam mais atrativos, possuindo maiores chances de se desenvolverem em termos de ocupação e adensamento. Na prática, as dinâmicas urbanas das cidades brasileiras envolvem diversos fenômenos, tais como espraiamento, segregação e fragmentação, devido às oscilações no valor do solo decorrentes de alterações no ambiente construído e intervenções na infraestrutura e serviços de transportes. Nessa perspectiva, entende-se que a adoção da modelagem LUTI em avaliações ex-ante de políticas públicas urbanas deve promover maior eficácia na previsão futura do desencadeamento de externalidades socioeconômicas e ambientais, lançando desafios metodológicos de grande relevância.Buscando produzir novos conhecimentos metodológicos e fenomenológicos inerentes à realidade específica das cidades paulistas de médio porte, este plano de pesquisa de pós-doutorado se propõe a desenvolver e aplicar modelos de demanda e oferta de uso do solo que permitam representar as determinantes e simular as inter-relações das decisões locacionais de diferentes grupos socioeconômicos e setores produtivos, de modo a permitir que as avaliações de políticas públicas urbanas integradas de intervenções no uso do solo e nas redes de transportes revelem seus impactos sobre os consequentes processos socioespaciais urbanos e metropolitanos.

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