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Processos de indução docente: um estudo sobre as vivências de professores de matemática egressos de uma instituição federal

Processo: 24/08195-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro
Beneficiário:Brian Yohan Corrêa Alves Leonel
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Itapetininga. Itapetininga , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | Indução docente | Início da Docência | Formação de Professores

Resumo

A aprendizagem da docência e a prática docente se apresentam como processos complexos, influenciados continuamente por diversos fatores. A partir dessa concepção, destaca-se a relevância da etapa inicial da docência para a configuração da identidade profissional. Nesse período, ganha destaque o processo de indução docente, compreendido como acompanhamento e suporte sistematizados ao professor iniciante. Adotando essa perspectiva, a presente pesquisa visa investigar as experiências de indução docente vivenciadas por professores de matemática em início de carreira, egressos de uma instituição federal de ensino. A opção pelo estudo desse contexto justifica-se em função da necessidade de compreender como as ações de indução se materializam nos diferentes contextos de início da docência, como formas de promover um ingresso na carreira mais sólido e seguro. Ancorando-se na hipótese de que ainda há poucos programas de indução institucionalizados e, nesse contexto, determinadas ações de apoio podem revelar-se com potencial para constituir-se como ações de indução, propõe-se um estudo de natureza qualitativa, de modo a conhecer as ações de indução vivenciadas pelos professores participantes. Ao lançar luz sobre a configuração atual das ações de indução desenvolvidas, esta pesquisa tem o potencial de impulsionar estudos voltados à indução docente em outras áreas do conhecimento. Pode ainda fomentar uma investigação ampliada, de abrangência regional ou nacional, sobre a realidade da indução docente, constituindo-se como impulsionadora para a construção de políticas públicas voltadas a essa finalidade, subsidiando parcerias entre instituições de ensino superior e redes públicas de educação básica.

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