Busca avançada
Ano de início
Entree

Testando o controle de larvas de pernilongos culicídeos em um grande cemitério utilizando copépodes ciclopóides (Crustacea)

Processo: 24/15749-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Gilmar Perbiche Neves
Beneficiário:Bruno Prazeres
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aedes   Controle   Crustacea   Copepoda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aedes | Controle | Crustacea | Copepoda

Resumo

Ao se tratar de métodos profiláticos para combater arboviroses, as quais anualmente surge em epidemias no Brasil, os principais são o monitoramento e a eliminação de ambientes de água parada, a aplicação de inseticidas e recentemente a liberação de mosquitos infectados com bactérias que os impedem de se reproduzirem. Nos ambientes de água parada, cria-se um ótimo berçário para larvas de mosquitos culicídeos, entre os quais várias espécies são vetores de doenças, e em ambientes urbanos merece destaque o Aedes aegypti. Além das residências, os locais públicos, como praças e cemitérios também podem conter escombros, vasos, vasilhas e demais cavidades com água parada. Dessa forma, o controle desses tipos de locais passa a ser desafiador pela complexidade espacial e necessidade de repetição temporal para várias aplicações do método de intervenção. Uma alternativa de baixo custo e alta eficiência é o uso de copépodes ciclopóides, predadores vorazes das larvas de mosquitos. O presente projeto irá focar em um grande cemitério em São Carlos (SP) e analisará a eficiência do uso dos microcrustáceos no controle de larvas de mosquito. Tentar-se-á cobrir a área do cemitério em sua totalidade, buscando ambientes com água acumulada. Serão depositados copépodes adultos Mesocyclops longisetus na densidade de 5 indivíduos por litro, e os ambientes serão revisitados a cada 10 dias, sendo repostos se necessário (em caso de diminuição da densidade inicial colocada) e feita a contagem de larvas, a sua identificação por espécie e por estágio, e posterior remoção. Os locais no cemitério serão georreferenciados para posteriores análises estatísticas de dispersão e de eficiência do uso dos copépodes dentro do cemitério e ao redor do cemitério em um raio de 1km, observando assim se há diminuição de indivíduos adultos de mosquitos e oviposição, e se sim, até onde a interferência feita dentro do cemitério atinge. Os dados qualitativos e quantitativos de mosquitos imaturos e de adultos e a percepção da população quanto à diminuição dos mesmos, serão mensuradas com armadilhas de captura e por questionários, respectivamente. Análises estatísticas descritivas e posteriormente univariadas comparativas, de coordenadas principais e modelos mistos generalizados serão aplicadas na análise dos dados. Os resultados da intervenção no período chuvoso no ambiente escolhido permitirão dados que servirão de cálculos para aplicação em áreas urbanas maiores, contribuindo com uma alternativa de baixo custo e de mínimo impacto ambiental a redução de vetores de doenças que mazelam anualmente diversas pessoas e demandam recursos financeiros de saúde pública que poderiam ser poupados ou destinados a outras áreas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)