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Estratégias de ensino-aprendizagem do dimensionamento dos profissionais de enfermagem nas Instituições de Ensino Superior públicas de São Paulo

Processo: 25/00573-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:André Almeida de Moura
Beneficiário:Gabriele de Moraes Gianini
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem   Ensino   Recursos humanos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em enfermagem | Enfermagem | ensino | Recursos Humanos | Gerenciamento em Enfermagem

Resumo

O Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem é uma ferramenta gerencial crucial para formação dos discentes em enfermagem. Esse conteúdo contribui significativamente para que o enfermeiro, na sua prática profissional, possa oferecer uma assistência de qualidade nos serviços de saúde e transpor os desafios diários no gerenciamento do cuidado como àqueles relacionados à escassez e má distribuição de profissionais. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo: analisar e compreender sobre as estratégias de ensino-aprendizagem no ensino do conteúdo do Dimensionamento Pessoal de Enfermagem, bem como os fatores que contribuem positivamente e negativamente para esse processo, a partir da percepção dos docentes de sete cursos de bacharelado e licenciatura em enfermagem das IES públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, o estudo utilizará a abordagem qualitativa, com emprego da técnica do Incidente Crítico (TIC) para coleta de dados e guiado por um roteiro de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados será pela análise de conteúdo, proposto pelo referencial de Bardin (2011). Este estudo visa contribuir para a melhoria do ensino do gerenciamento do cuidado, especialmente no que tange ao Dimensionamento do Pessoal de Enfermagem, fundamental para a organização e qualificação dos serviços de saúde. A pesquisa proporcionará uma compreensão mais profunda das estratégias de ensino-aprendizagem que melhor capacitam os futuros enfermeiros a utilizarem esse conteúdo de forma eficaz. Além disso, ao identificar os fatores que facilitam ou dificultam o ensino do dimensionamento, o estudo fornecerá evidências para o aprimoramento das práticas pedagógicas e melhorias na formação de enfermeiros em relação ao gerenciamento do cuidado.

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