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Audiodescrição de ambiente escolar em linguagem de fácil compreensão

Processo: 25/00595-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Lúcia Pereira Leite
Beneficiário:Lucas Capodeferro Nonato
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acessibilidade comunicacional | educação inclusiva | materiais acessíveis | acessibilidade digital

Resumo

O projeto se debruça sobre o ambiente escolar, buscando desenvolver metodologia e produtos que proporcionem aos estudantes das escolas públicas municipais de Bauru, em especial os com deficiência visual, informações sobre as características físicas das instituições de ensino, como estrutura, dimensões, aspectos arquitetônicos e de mobiliário do prédio e seus ambientes, bem como a disposição dos elementos nos espaços, para orientação e deslocamento. A iniciativa considera a problemática da falta de informação dos estudantes sobre o local onde estudam, cujas características físicas não são a eles acessíveis por meio da visão. O objetivo é proporcionar a crianças e adolescentes condições não apenas de conhecer as características físicas dos locais, mas também construir um 'mapa mental' do ambiente escolar, com identificação de onde ficam os espaços, para que possam se localizar, orientar e movimentar, com autonomia e independência. Para tanto, a proposta contempla o desenvolvimento de arquivos de áudio e arquivos escritos digitais produzidos a partir do emprego do recurso de acessibilidade audiodescrição, forma de tradução intersemiótica que transforma as informações visuais em verbais. A audiodescrição, por sua vez, deverá empregar linguagem de fácil compreensão seguindo os parâmetros da plataforma EASIT (Easy Access for Social Inclusion Training), espaço instrucional desenvolvido e mantido por pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) que oferece cursos e materiais para produção audiovisual acessível em linguagem de fácil compreensão, articulando os princípios da Leitura Fácil e da Plain Language. A elaboração dos arquivos respeitará uma etapa inicial, de produção dos roteiros de audiodescrição, os quais, posteriormente, serão locutados e editados. Os áudios resultantes da gravação serão entregues às escolas, no formato mais adequado para o uso por ela e seus alunos, professores e funcionários.

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