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Coleções de ornitologia como fonte de conhecimento para a compreensão da taxonomia de Cichlocolaptes e Heliobletus e para o desenvolvimento da museômica no Brasil.

Processo: 25/03305-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 26 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 25 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:Ruan Vieira Vaz
Supervisor: Brian Tilston Smith
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: American Museum of Natural History, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:23/11086-5 - Padrões e processos biogeográficos comuns podem explicar a taxonomia de Cichlocolaptes e Heliobletus (Aves: Furnariidae), dois gêneros endêmicos da Mata Atlântica?, BP.MS
Assunto(s):Mata Atlântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves Neotropicais | DNA histórico | Floresta Atlântica | Furnariidae | Taxonomia de aves neotropicais.

Resumo

A análise integrada de dados morfológicos, bioacústicos e moleculares avançou significativamente a taxonomia de aves. As coleções de história natural continuam a desempenhar um papel central neste campo, como fonte de dados de características fenotípicas e informações genéticas por meio da museômica. Estamos conduzindo uma revisão taxonômica de dois gêneros de Furnariidae endêmicos de um dos hotspots de biodiversidade mais ameaçados do mundo, a Mata Atlântica. Este projeto de estágio visa aumentar o tamanho e a representatividade geográfica dos conjuntos de dados morfológicos e moleculares. A Coleção Ornitológica do Museu Americano de História Natural é uma das maiores e mais importantes do mundo. Ela abriga o maior conjunto de espécimes desses gêneros fora do Brasil. A instituição também é referência no campo da museômica, e o bolsista será treinado na extração e sequenciamento de DNA histórico de espécimes de museu durante o estágio. Tempo também será dedicado à promoção da interação entre o aluno e os principais pesquisadores da área e à discussão dos resultados da pesquisa.

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