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O brincar de faz de conta de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma análise dos três diferentes níveis de suporte

Processo: 25/03369-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Amanda Mota Pacciulio Sposito
Beneficiário:Felipe Henrique Spoti Caran
Supervisor: Karen Ellen Stagnitti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Deakin University, Geelong, Austrália  
Vinculado à bolsa:24/07794-7 - O brincar de faz de conta de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma análise dos diferentes níveis de suporte, BP.IC
Assunto(s):Avaliação   Comportamento de brincar   Transtorno do espectro autista   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Brincar | Faz De Conta | Niveis de suporte | Transtorno do Espectro Autista | Desenvolvimento Infantil

Resumo

O brincar simbólico é essencial para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, pois promove habilidades de comunicação, abstração e resolução de problemas. No entanto, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente apresentam dificuldades no desenvolvimento do brincar simbólico. Assim, compreender as diferenças nas habilidades de faz de conta entre os três níveis de suporte do TEA pode fornecer subsídios importantes para intervenções terapêuticas mais eficazes. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar qualitativa e quantitativamente as habilidades do brincar simbólico em crianças com TEA, utilizando o Child-Initiated Pretend Play Assessment (ChIPPA), um instrumento validado internacionalmente. Propõe-se que o estágio no exterior seja realizado com a equipe da Profa. Emérita Karen Stagnitti, na Universidade de Deakin, Austrália, referência mundial no estudo do brincar simbólico. Durante o estágio serão realizadas as análises qualitativas e quantitativas dos dados coletados previamente no Brasil e será escrito um artigo científico.

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