Busca avançada
Ano de início
Entree

A arte como resistência à erosão do outro na sociedade da informação

Processo: 22/16476-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Paula Priscila Braga
Beneficiário:Eder Aleixo
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Arte contemporânea   Comunicação   Criação artística   Percepção   Estética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte contemporânea | Byung-Chul Han | Comunicação | criação artística | Digitalização da vida | percepção | Estética

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar o lugar, a possibilidade e a potência da criação artística na sociedade da informação. O recorte do problema a ser explorado é delimitado por dois parâmetros extraídos da obra do filósofo Byung-Chul Han: 1- o cenário contemporâneo de crise da relação com a alteridade; 2- a intensificação deste por meio da digitalização da vida cotidiana exercida pelos novos meios de comunicação que fundam a sociedade da informação. Assim, propõe-se abordar as relações entre a alteridade e o fenômeno da criação à luz do pensamento de Han, que narra o contemporâneo a partir da erosão do outro, isto é, da eliminação da alteridade. Para o autor, hoje o Eu padece da falta de relação com o que é contrário ao regime do eu, com o que o nega, vivendo em um domínio autorreferente e estreito em relação ao mundo que o isola do outro. Este cenário é agravado pelas mídias digitais e pela uniformidade das informações que produzem. Desse modo, intenta-se explicitar como a criação revela-se como um contra que arranca o Eu do ensimesmamento e que pode ser mobilizado para a constituição de um mundo amplo e comunal no qual o Eu e o Outro podem se reencontrar e resistir à erosão do Outro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)