Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões Alimentares e Trajetórias de Transtornos Mentais Comuns: uma análise a partir do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-BRASIL)

Processo: 24/05600-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Dirce Maria Lobo Marchioni
Beneficiário:Elaine Valdna Oliveira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade   Depressão   Padrão alimentar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | depressão | Padrão alimentar | Trajetórias em Saúde | Consumo alimentar e desfechos em saúde

Resumo

Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) englobam sintomas que caracterizam ansiedade edepressão em suas diversas formas e representam um crescente problema de saúde pública, quepode sofrer influência da alimentação. As evidências atuais são inconsistentes, baseadas emestudos transversais, focadas em nutrientes, alimentos ou compostos bioativos isolados, e, emmenor número menor de estudos, padrões alimentares. Além disso, não há relatos de estudosque analisem os padrões alimentares e as alterações de TMC ao longo do tempo. Nessecontexto, este projeto de pesquisa objetiva analisar a relação entre padrões alimentares aposteriori e a formação de trajetórias de TMC no estudo de coorte ELSA-Brasil. A pesquisaserá realizada a partir de dados do ELSA-Brasil, um estudo de coorte multicêntrico, conduzidocom 15.105 servidores públicos de cinco Universidades públicas brasileiras e um Instituto depesquisa, distribuídos em três regiões do país, com participantes de idades entre 35 e 74 anos,de ambos os sexos. Os dados referentes aos TMC foram obtidos em 3 pontos do tempo:baseline (2008-2010), onda 2 (2012-2014) e onda 3 (2017-2019), por meio do ClinicalInterview Schedule - Revised (CIS-R); para análise do consumo alimentar, serão utilizadosdados do baseline, coletados por meio de Questionário de Frequência Alimentar (QFA). Ospadrões alimentares serão obtidos por análise fatorial exploratória. As trajetórias de TMC serãoderivadas por meio de Group-based trajectory modeling (GBTM). A associação entre ospadrões alimentares e as trajetórias de TMC será avaliada por meio de regressão logísticamultinomial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)