Busca avançada
Ano de início
Entree

Guia Alimentar para a População Brasileira e o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): o caso do Projeto Panela Aberta como estratégia de Educação Permanente

Processo: 24/23823-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Semíramis Martins Álvares Domene
Beneficiário:Samantha Bittencourt Mescoloto
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Assistência social   Educação alimentar e nutricional   Educação continuada   Guia alimentar para a população brasileira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistencia Social | Educação Alimentar e Nutricional | educação permanente | Guia Alimentar para a População Brasileira | Educação Alimentar e Nutricional

Resumo

Dada a situação alimentar e nutricional do Brasil, em que a prevalência nacional de SAN alcançou seu patamar mais baixo (44,8%) das últimas décadas em 2021, somado a importância de padrões alimentares adequados para desfechos positivos em saúde e construção da sociedade, justifica-se a importância de desenvolver estratégias a fim de promover a alimentação adequada e saudável no âmbito da rede socioassistencial. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade de um programa de Educação Permanente, a partir da validação de oficinas do projeto de extensão Panela Aberta que possui como base o Guia Alimentar para a População Brasileira. Estudo prospectivo, de abordagem quanti-qualitativa, descritivo, analítico, do tipo pré e pós intervenção, de implementação com amostra nacional composta por nutricionistas. As variáveis de interesse abordam: a) o conhecimento das nutricionistas sobre as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira; b) a auto eficácia e eficácia coletiva, compreendida como a percepção de confiança do nutricionista e sua equipe em fazer orientações baseadas no Guia Alimentar; e c) práticas dos profissionais do SUAS a partir da compreensão das suas práticas como promotoras do DHAA. Os dados de conhecimento, autoeficácia e eficácia coletiva serão coletados mediante preenchimento de escala autoaplicável, elaborada e validadas previamente; será empregado o teste T de Student para amostras pareadas ou teste de Wilcoxon, a depender da distribuição das variáveis observadas. Para avaliar a efetividade do programa serão utilizados modelos de regressão. O estudo sobre os processos e dinâmicas de trabalho de profissionais nutricionistas ocorrerá a partir da triangulação metodológica, o que inclui quinze entrevistas semi-estruturadas com nutricionistas, participação das pesquisadoras em eventos, fóruns de discussão e reuniões técnicas, somado a pesquisa documental. Espera-se avaliar se as oficinas com o método Panela Aberta são efetivas para Educação Permanente com foco em Educação Alimentar e Nutricional para nutricionistas atuantes na rede socioassistencial de todo o território nacional no que se refere à Promoção da Alimentação Adequada e Saudável. A estrutura proposta poderá servir de modelo também para outros profissionais que atuam na rede socioassistencial e segurança alimentar e nutricional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)