Busca avançada
Ano de início
Entree

A evasão escolar no Ensino Fundamental de crianças residentes em assentamentos rurais do Estado de São Paulo

Processo: 25/01599-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Vitor Machado
Beneficiário:Laura Losi Àlvares
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Evasão escolar   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dropout from teaching | Dropout of school | Evasão da Escola | Evasão do Ensino | Evasão escolar | School Dropout | Sociologia da Educação

Resumo

Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo analisar qual tem sido as causas do baixo índice de matrículas em escolas do ensino fundamental da zona rural, frequentadas por crianças que residem em assentamentos de reforma agrária no interior do Estado de São Paulo. Vários estudos e pesquisas apontam que as escolas do campo têm enfrentado diversos problemas que vão desde questões relacionadas à precariedade de infraestrutura e formação de professores especializados até a dificuldade dos gestores dessas escolas em cumprir devidamente as leis que regulamentam a Educação do Campo no Brasil. Além disso, os estudos demonstram ainda que houve nos últimos anos uma diminuição considerável no número de matrículas em escolas do ensino fundamental, localizadas na zona rural. Para se chegar ao objetivo proposto faremos uma pesquisa documental acerca da análise dos dados divulgados pelo Censo Escolar dos último dois anos para se verificar o cenário atual das matrículas referentes as escolas do campo. Também realizaremos uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas semi-diretivas, as quais serão realizadas com gestores e professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental, de escolas de área rural e urbana, frequentadas por crianças assentadas, além dos pais dessas respectivas crianças. As entrevistas serão analisadas a luz do materialismo histórico-dialético, conforme o método de análise do discurso proposto por Viana (2015).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)