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A evolução dos contratos de concessão de ônibus nas cidades brasileiras

Processo: 25/02933-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional e Urbana
Pesquisador responsável:Ciro Biderman
Beneficiário:Beatriz Berghe Schor
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11959-3 - CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas, AP.CCD
Assunto(s):Competências   Incentivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:competências | Concessões | Incentivos | Transporte público coletivo | Concessões de onibus no Brasil

Resumo

Nos centros urbanos grandes e médios do Brasil, assim como em algumas cidades menores, osserviços de transporte público urbano são hoje preponderantemente operados por meio decontratos de concessão. Isso ocorre, pois a Constituição Federal de 1988 incluiu no seu artigo 30,inciso V, que compete aos municípios brasileiros "organizar e prestar, diretamente ou sob regimede concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transportecoletivo, que tem caráter essencial". Os estados também acumulam competências na área, porqueo transporte coletivo intermunicipal está sob a competência estadual, assim como o transportecoletivo integrado nas regiões metropolitanas por vezes acaba sob a tutela estadual por conta dadelegação de competências. O Distrito Federal, da mesma forma, é responsável pelo transportepúblico dentro dos seus limites geográficos. Mas os entes federativos responsáveis demoraram aconseguir viabilizar as primeiras concessões nas cidades brasileiras, e a gestão desses contratos nosetor de ônibus urbanos, assim como o financiamento dos sistemas de ônibus públicos, sãodesafiadores para o poder público no Brasil. Este projeto pretende uma análise inédita do modelocontratual que serve os sistemas de transporte coletivo por ônibus no país à luz da literaturainternacional sobre economia urbana e incentivos em contratos públicos.

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