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Processo: | 25/01606-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2025 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2025 |
Área de conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Propulsão Aeroespacial |
Pesquisador responsável: | Raphaela Carvalho Machado |
Beneficiário: | Jaber João Macari Neto |
Instituição Sede: | Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil |
Assunto(s): | Aeronaves Sistema de aquisição de dados Circuitos eletrônicos |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Aeronaves | Aquisição de dados | circuitos eletrônicos | ensaios de tração | sistemas propulsivos | Ensaios de tração de aeronaves |
Resumo Na etapa de desenvolvimento de projeto de aeronaves, é muito importante testar o desempenho das hélices a partir do ensaio de tração estática da aeronave, assim como obter as curvas de tração e potência do motor em função da velocidade de escoamento. Nesse sentido, para se obter precisão na determinação da tração estática disponível pelo conjunto motor e hélice, comumente são utilizadas bancadas para teste do motor. Ainda, ensaios em túnel de vento são aplicados para fornecer a tração dinâmica em função do escoamento.Neste contexto, o desenvolvimento de uma bancada experimental para ensaios de tração de sistemas de propulsão elétrica aliado à metodologia de aprendizagem baseada em projeto (Project-Based Learning - PBL) proporciona aos estudantes um ambiente de aprendizado aplicado, promovendo a compreensão aprofundada de fenômenos mecânicos, elétricos e aerodinâmicos. Ainda, pretende-se realizar testes em túnel de vento, uma vez que isso possibilitará obter o modelo matemático da tração em relação ao escoamento do vento. Dessa forma, este trabalho contribuirá não somente para o desenvolvimento científico e tecnológico, uma vez servirá para validação de modelos computacionais usados para este tipo análise de desempenho, como irá ser uma ferramenta fundamental para um aprendizado mais dinâmico e prático de engenheiros. (AU) | |
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