A representação de personagens negras/os na literatura irlandesa contemporânea
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Oscar Wilde: a Arte da Crítica e Anotações sobre uma Estética em Formação
Processo: | 24/21633-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2025 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2028 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas |
Pesquisador responsável: | Laura Patricia Zuntini de Izarra |
Beneficiário: | Victor Augusto da Cruz Pacheco |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Literatura contemporânea Literatura irlandesa |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | estudos irlandeses | Interracialidade | literatura contemporânea | Pensamento Radical Negro | Teoria dos afetos | Literatura irlandesa |
Resumo Com o aumento da presença de corpos negros na República da Irlanda e as mudanças nas leis de imigração e cidadania implantadas a partir do final da década de 1990, esta pesquisa pretende analisar a representação de relações interraciais entre pessoas brancas e negras na ficção irlandesa contemporânea. A hipótese de pesquisa é que a Irlanda contemporânea reformulou sua configuração colonial para seguir a gramática racial moderna (Silva, 2016), ou seja, a divisão do mundo entre humanos e não humanos, brancos e não brancos, como meio de adjudicar e autorizar relações interraciais (King-O'Riain, 2021) através da circulação do afeto. Com isso, ao pensar as relações interraciais, a pesquisa refletirá as formas pelas quais há na cultura irlandesa o que chamo, a partir de Sylvia Wynter (2003), uma sobre-representação da Irlanda, a representação da Irlanda sempre previamente como uma nação branca. Objetos culturais são locais privilegiados nos quais os afetos circulam e aumentam seu valor afetivo e de racialização (seja pela manutenção da branquitude ou pela antinegridade) por meio da forma literária, do enredo, do estilo e do gênero. Para isso, o movimento teórico a ser performado ao longo da pesquisa é o de unir as áreas de Estudos Irlandeses, Teoria Afetiva e o Pensamento Radical Negro para analisar os contos "Eveline" de Donal Ryan (2016), "Infinite Landscape" de Roisín O'Donnell, "BrownLady12345" de Melatu Okorie (2019), o romance The Green Road de Anne Enright (2015) e a autobiografia Without Warning & Only Sometimes: Scenes of an Unpredictable Childhood (2022) de Kit de Waal. Esta pesquisa será formalizada em um estudo monográfico. | |
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