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Elaboração de memórias nas histórias e vivências do mobral

Processo: 24/23301-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Eduardo Schenfel Garcia Baena
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Significação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mobral | significação | vivência | Psicologia e Educação

Resumo

O presente projeto transcorre das inquietações enunciadas na pesquisa de mestrado "Mobral: memória, vivência e contradição". O cotejo dos relatos dos sujeitos históricos que atuaram no movimento - docentes do PAF (Programa de Alfabetização Funcional) e PEI (Programa de Ensino Integrado), supervisores e redatores do material didático - com as matérias publicadas jornal Folha de São Paulo e com os documentos redigidos pela Fundação Mobral, suscitou uma análise ancorada em um jogo de escalas. A intersecção entre o plano micro - participantes do programa - e o macro - contexto histórico de implementação do movimento - possibilitou que os contrastes e as contradições entre a opinião pública, as diretrizes do programa e a vivência dos sujeitos emergissem. Não obstante, burilar e ampliar o corpus investigativo, faz-se necessário. Encontrar e interpelar os discentes que participaram do programa, assim como os representantes do setor financeiros do Mobral e os docentes que não possuíam formação no ensino superior, matizará as análises deste corpus. Apurá-lo de forma minuciosa contribuirá para uma pesquisa que contemplará a multivocalidade dos agentes históricos. Destarte, o intuito deste projeto é: desvelar os diferentes modos de significar o programa para evidenciar e entretecer as múltiplas maneiras de vivenciar e apropriar-se de um mesmo acontecimento. A depender das condições de produção dos sujeitos, a vivência e o sentido atribuído a ela variam; essa variedade presume uma tensão, um conflito, que será o objeto de estudo deste trabalho. Essa tensão, gestada pelas diferentes formas de significação da vivência dos sujeitos, será escrutinada com base na teoria histórico-cultural e na história oral; enfocando, assim, o processo de significação, a vivência, e a forma como os sujeitos rememoram.

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