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Tensões e Contradições na construção de motivos: Estudo da dinâmica discursiva de problemas sociocientíficos

Processo: 24/23786-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Giordan Santos
Beneficiário:Nixon Bastos Costa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contradição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade | contradição | interações discursivas | motivos | Problematização | Questões sociocientíficas | Questões Sociocientíficas

Resumo

Este projeto de pesquisa almeja realizar um estudo comparativo do movimento discursivo que constituí a problematização no desenvolvimento do problema em sala de aula. Utilizaremos algumas categorias de análise, tais como abordagem comunicativa, propósitos, e a relação tema - conteúdo - problema. O emprego de problema sociocientífico no ensino de ciências em sala de aula ocorre por meio da negociação de motivos entre alunos e professores. As construções desses motivos passam pela disputa de sentidos, parte constituinte da problematização. Analisaremos a Sequência Didática (SD) "Elementos químicos na natureza e na sociedade: o desastre socioambiental do Rio Doce", desenvolvida duas vezes em escolas de regiões diferentes por docentes e anos distintos. Classificaremos os movimentos discursivos para compreender como essas interações contribuem para a construção de problemas sociocientíficos e analisaremos o papel do tensionamento das contradições internas do problema na produção de novos motivos. Todas as aulas foram registradas em formato audiovisual, compondo a base de dados do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ). A SD foi elaborada com base no Método Topológico de Ensino (MTE) (GIORDAN, 2013), que subsidia a organização do ensino em sala de aula. Esse modelo fundamenta-se na teoria da ação mediada de Werstch, que tem como unidade de análise "agentes-agindo-com-ferramentas-culturais". Diante a potencialidade do problema sociocientífico, buscaremos compreender quando um tema se transforma em um problema, como uma tensão evolui para uma contradição e qual é a relação entre a problematização e o desenvolvimento do problema. (AU)

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